Atuação / Água

Captação da água

A captação de água do SAMAE Meleiro é feita no Rio Manoel Alves e em quatro poços artesianos, localizados na ETA - Estação de Tratamento do SAMAE. Desta forma, 70% da captação em nosso município é proveniente do Rio, sendo que o restante são dos poços.

Hoje, o SAMAE distribui água tratada a 1.330 famílias, o que corresponde aos Bairros Industrial, Zanette, Estreito, Centro, Jardim Itália, Imigrantes e Jardim América.

Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água, para que esta, fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. Sendo assim, o processo de tratamento de água evita a transmissão de doenças.

Captação - Rio Manoel Alves
Captação - Rio Manoel Alves

Tratamento da água

Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas:

- COAGULAÇÃO - quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determinada quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.

- FLOCULAÇÃO - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.

- DECANTAÇÃO - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.

- FILTRAÇÃO - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.

- DESINFECÇÃO - é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar micro-organismos causadores de doenças.

- FLUORETAÇÃO - é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.

- CORREÇÃO DE PH - é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.

Nossa estação de tratamento da água

ETA Meleiro
Localização:
Rua Alberto Búrigo s/n, Jardim Itália,  Meleiro, Santa Catarina, Cep 88920-000
800 m³/dia
mais de 3.500 hab
Sanga Grande, Zanete, Estreito, Centro, Jardim Itália, Imigrantes, Jardim América
Coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação